segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Salmo 23, comentado.



O salmo 23 é também chamado de “Salmo do Bom Pastor”. MacNair na sua “Bíblia Explicada” chama de “A Pérola dos Salmos”, por ser o mais lindo hino jamais cantado. Mostra a figura do Pastor e a Ovelha frisando as três grandes verdades: Provisão, direção e comunhão.
O salmista fala que Cristo sendo quem é, não havemos de carecer de Descanso, Refrigério, Direção, Companhia, Conforto, Sustento, Gozo... de qualquer coisa e no fim teremos abundância; “Meu cálice transborda” nesta vida ou na eternidade.
Com este salmo milhares tem vivido, e na fé dele milhares tem morrido. Que mais podemos querer do que Cristo aqui revelado? (Scroggie)

É interessante notar as localidades referidas: pastos verdejantes, água de descanso, veredas de justiça, o vale da sombra da morte, a casa de Jeová. No salmo 22 encontramos Cristo na sua morte expiatória, no 23 encontramo-lo em vida, além da morte, como o Bom Pastor. Esta é sempre a ordem divina, ninguém o conhece como seu Pastor que não o conheça como seu Salvador.

Fonte: Bíblia Explicada – S. E. McNair


O Senhor é o Meu Pastor ... Isto é RELACIONAMENTO!
Nada me faltará ... Isto é SUPRIMENTO!
Caminhar me faz por verdes pastos ... Isto é DESCANSO!
Guia-me mansamente a águas tranqüilas ... Isto é REFRIGÉRIO!
Refrigera minha alma ... Isto é CURA!
Guia-me pelas veredas da justiça ... Isto é DIREÇÃO!
Por amor de Seu nome ... Isto é PROPÓSITO!
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte ... Isto é PROVAÇÃO!
Eu não temeria mal algum ... Isto é PROTEÇÃO!
Porque Tu estás comigo ... Isto é FIDELIDADE!
A tua vara e o teu cajado me consolam ... Isto é ESPERANÇA!
Unge a minha cabeça com óleo ... Isto é CONSAGRAÇÃO!
E o meu cálice transborda ... Isto é ABUNDÂNCIA!
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida ... Isto é BENÇÃO!
E eu habitarei na casa do Senhor ... Isto é SEGURANÇA!
Por longos dias ... Isto é ETERNIDADE!

Texto recebido via internet sem indicação de autoria.

3 comentários:

  1. Olá Antonio! O seu Blog é muto bom, estou te seguindo. Gostei muito dessa visão sobre o Salmo 23. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe sua vida e ministério! Muito consolador esse Salmo. Parabéns pelo Blog e toda honra e glória seja dada a Ele(Jesus)

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa reflexão do salmo 23, este salmo expressa a confiança de Davi no senhor, fala de sua experiência como Pastor que cuidava das ovelha de seu pai enfrentando leões e ursos para defendê-las e da experiência de ovelha que experimentava do cuidado do senhor na sua vida.

    ResponderExcluir

Compartilhe este artigo